Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2003 - 00h46

Três norte-americanos e três canadenses foram feridos durante atentado

Publicidade

da Folha Online

Três norte-americanos e três canadenses foram feridos durante atentado a um condomínio de luxo em Riad, capital da Arábia Saudita. Todos os seis eram estrangeiros de origem árabe, segundo autoridades locais.

O atentado a Riad deixou, pelo menos, duas pessoas mortas e cerca de cem outras feridas. O complexo residencial atingido fica próximo a um distrito diplomático.

A ação terrorista acontece em pleno Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, e um dia após os Estados Unidos e outros países ocidentais terem alertado sobre a possibilidade de atos terroristas na Arábia Saudita.

Logo após o atentado, fontes diversas deram informações desencontradas sobre o número de mortos. A rede de televisão CNN, com base em informações e imagens da televisão local Al Arabiya, fala que o número de mortos pode chegar a 28. Oficialmente são confirmadas duas mortes, "provavelmente" de guardas do condomínio.

A diretora do complexo, Hanadi Al-Jandaqli, estava no local no momento do atentado e afirmou ter ouvido tiros seguidos de fortes explosões por volta da meia noite (19h em Brasília).

O Ministério do Interior saudita confirmou que o incidente é um ato terrorista. Autoridades do governo afirmam ainda que o atentado tem características de ação da Al Qaeda, especialmente por se tratar de explosões simultâneas, possivelmente detonadas por suicidas em carros bombas.

Em 12 de maio passado, 34 pessoas morreram num triplo atentado suicida em Riad atribuído ao grupo Al Quaeda.

O complexo Al-Muhaya fica a 1 km do palácio real Al-Yamama. O atentado teve como alvo "um complexo formado por 200 residências, quatro delas ocupadas por famílias ocidentais, duas delas alemãs e uma francesa", disse Hanadi Al-Jandaqli.

Já em Washington, uma funcionária do Departamento de Estado americano informou que três complexos residenciais onde vivem cidadãos ocidentais na capital da Arábia Saudita foram atacados com explosivos e armas de fogo esta noite.

"Temos informações iniciais indicando que houve explosões e disparos de armas de fogo em três complexos de Riad que abrigam ocidentais", disse à AFP Amanda Batt, porta-voz do Departamento. "No momento, não sabemos se houve alguma vítima", acrescentou.

Leia mais
  • Atentado tem características de ação da Al Qaeda, diz autoridade saudita
  • Saiba mais sobre atentados terroristas da Al Qaeda após o 11 de Setembro
  • Saiba mais sobre a Arábia Saudita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página