Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2009 - 17h59

Espanha convoca embaixador britânico por disparos de navio contra boia

Publicidade

da Folha Online

A Espanha convocou o embaixador do Reino Unido no país para explicar as razões de um navio britânico ter disparado contra uma boia com as cores da bandeira espanhola nas águas do estreito de Gibraltar.

Segundo o jornal espanhol "El Pais", os soldados britânicos utilizaram a boia como alvo para praticar tiros. O embaixador britânico, Giles Paxman, conversou com o ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, e pediu desculpas pelo ocorrido.

Moratinos afirmou, segundo o jornal, que Paxman se comprometeu a investigar o incidente e encontrar possíveis responsáveis.

Paxman explicou ainda que os disparos, ocorridos no último dia 17, a cinco milhas náuticas de Gibraltar, fazem parte de um exercício de tiro realizado periodicamente pelas patrulhas da Real Armada britânica. O alvo, afirmou, era uma boia com um distintivo com as cores vermelho e amarelo, mas não uma bandeira espanhola.

O incidente foi descoberto quando uma patrulha da Guarda Civil viu a patrulha britânica recolhendo a boia alvo dos disparos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página