Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2009 - 14h58

Atentado terrorista mata chefe de polícia e outros três no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um homem-bomba matou nesta quinta-feira ao menos quatro pessoas Tikrit, capital da Província iraquiana de Salah ad-Din, e cidade natal de Saddam Hussein. entre as vítimas está o chefe do esquadrão anti-distúrbios da polícia, o general Ahmed Subhi Al Fahl, que seria o alvo do ataque.

O número de mortos pode aumentar. A agência de notícias Efe afirma que as vítimas já somam 11, além de 15 feridos. Segundo a Efe, que cita autoridades locais, todos os feridos são civis e alguns estão em estado grave.

O incidente ocorreu no centro de Tikrit, quando Fahl caminhava pela rua e fazia compras, ao lado de três guarda-costas.

Fahl liderava as forças que enfrentavam os militantes da rede terrorista Al Qaeda. Seus agentes mataram e detiveram vários dirigentes da organização em diversas cidades de Salah ad-Din.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

A violência no Iraque caiu consideravelmente desde a invasão americana em 2003. Ao todo, 88 civis morreram em novembro vítimas da violência, o menos índice em seis anos e meio. Grupos radicais sunitas, ligados a Al Qaeda, mantêm ataques regulares no país, incluindo ataques a bomba contra prédios do governo e forças de segurança.

Tikrit era a cidade natal de Saddam, derrubado na invasão de 2003. A região permaneceu sob tensão até o começo deste ano, quando o número de ataques começou a cair.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página