Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2009 - 10h08

Equador diz que coordenadas colombianas não levaram a acampamentos das Farc

Publicidade

da Ansa, em Quito (Equador)

O governo equatoriano anunciou nesta sexta-feira que não encontrou acampamentos da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nas coordenadas informadas pelo governo colombiano.

"Lamentavelmente devemos dizer que ocorreu o mesmo que em ocasiões anteriores, ou seja, nas coordenadas não existia nenhum acampamento das Farc", informou o ministro de Segurança, Miguel Carvajal.

De acordo com Carvajal, o governo de Álvaro Uribe havia transmitido ao país as coordenadas de supostos acampamentos do grupo guerrilheiro, dos anos de 2007 e 2008.

Equador e Colômbia não mantêm laços diplomáticos desde março de 2008, quando o Exército colombiano realizou um ataque a um acampamento clandestino das Farc em território equatoriano. A ação terminou na morte de 26 pessoas e na apreensão de documentos e computadores.

A reaproximação entre as duas nações teve início no fim de setembro, quando representantes dos dois países estiveram juntos em Nova York, onde ocorria a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

No último mês, foi reativada a Comissão Binacional de Fronteira (Combifron), foram designados os seus novos encarregados de negócios, e acordou-se o envio de agregados militares e policiais.

O ministro afirmou que os dois países têm constatado avanços no "programa de recuperação da confiança", assim como no desenvolvimento de temas "que não foram drasticamente afetados" com o rompimento das relações bilaterais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página