Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2009 - 07h27

Netanyahu pede à Espanha que rejeite iniciativa da UE por Estado palestino

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pediu ao presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que se oponha a uma iniciativa da União Europeia (UE) para respaldar a criação unilateral de um Estado palestino independente com capital em Jerusalém Oriental.

O jornal "Haaretz" informa que Netanyahu fez esse pedido em um telefonema que faz parte de uma campanha diplomática para impedir a aprovação na UE de um documento proposto pela Suécia, presidente rotativa do bloco de 27 países, que Israel considera prejudicial a suas posturas e ao processo de paz.

"Netanyahu falou na quinta-feira com Zapatero, cujo país assumirá a Presidência da UE das mãos da Suécia no mês que vem, e lhe disse que a UE não deve determinar (de antemão) o resultado das negociações entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) para um acordo final", informa o jornal.

A proposta da Suécia será estudada nesta segunda-feira em Bruxelas durante a reunião de ministros de Relações Exteriores.

Fontes oficiais israelenses consultadas pela Efe não puderam confirmar ou desmentir a conversa que, segundo o "Haaretz", fez parte de uma rodada de apelos do primeiro-ministro a diferentes líderes europeus para solicitar a eles sua intervenção pessoal no assunto.

Netanyahu pediu a todos eles que se oponham à proposta da atual presidente de turno da UE, e que em seu lugar pressionem a ANP para que retorne à mesa de negociações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página