Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2009 - 16h47

Emissário dos EUA encontra chefe de gabinete de Cristina Kirchner

Publicidade

da Folha Online

O secretário-adjunto de Estado para as Américas dos EUA, Arturo Valenzuela, se encontrou nesta terça-feira com o chefe de gabinete argentino, Aníbal Fernández, em Buenos Aires. Foi a segunda parada da viagem de Valenzuela pela região. Ontem (14), ele passou por Brasília, onde se encontrou com o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

O governo de Cristina Kirchner mudou o plano da visita pouco antes da chegada do enviado americano, ordenando que Fernández se encontrasse com ele ao invés do chanceler Jorge Taiana.

Nos últimos anos, as relações entre Argentina e EUA melhoraram, após as discussões sobre as críticas do ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), marido da atual presidente Cristina, em relação à Alca (Área de Livre Comércio das Américas) proposta pelo então presidente dos EUA, George W. Bush (2001-2009).

Outro problema foi o escândalo provocado por um empresário, colaborador secreto do FBI (a polícia federal americana), que afirmou, perante um tribunal de Miami, ter levado US$ 800 mil em moeda, de Caracas a Buenos Aires, que seriam usados na campanha de Cristina Kirchner à Presidência, em 2007.

Durante a sua passagem por Buenos Aires, o americano falará em uma conferência do Cari (Conselho Argentino para as Relações Internacionais), a portas fechadas, e assistirá a uma recepção na embaixada dos EUA ao lado de representantes da oposição argentina.

Nos próximos dias, o funcionário do governo Obama irá também ao Uruguai e ao Paraguai.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página