Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2003 - 11h05

Cidade histórica é destruída no Irã após terremoto

Publicidade

da France Presse, em Teerã (Irã)

A cidade histórica de Bam, situada a mil quilômetros a sudeste da capital iraniana, foi praticamente destruída por um terremoto na madrugada desta sexta-feira. A região conhecida principalmente pela cidadela de Arg e Bam, construída há 2.000 anos com tijolos de argila --e totalmente destruída pelo abalo.

Considerada como patrimônio histórico e cultural do Irã, a cidadela --que tem 200 metros de frente por 300 de fundo-- era uma das raras cidades antigas do Irã cujas muralhas, casas e torres permaneciam de pé.

Reprodução
Cidadela de Arg e Bam, no sudeste do Irã
Ela está encravada no centro da cidade velha de Bam, perto da cidade nova, que leva o mesmo nome. É o melhor registro histórico das antigas construções urbanas da região e revela a arquitetura daquele povo antes da instauração do islamismo.

Dotada de 28 torres de observação, a cidadela fica sobre uma proeminência rochosa de 60 metros de altura. Possuía quatro muralhas em seu setor sul, a maior delas com 18 metros. Ela parecia um castelo europeu da era medieval. Mas ao contrário desse tipo de construção, feita de pedra, foi fabricada com tijolos de argila.

Nos últimos anos, foi lançado um extenso programa de restauração tanto da cidade velha como da própria cidadela.

Leia mais
  • Artigo: O silêncio em Bam
  • Terremoto no sudeste do Irã fez ao menos 20 mil vítimas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página