Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2009 - 13h54

Arábia Saudita anuncia expulsão de rebeldes iemenitas do país

Publicidade

da Efe, em Riad (Arábia Saudita)

O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, disse em entrevista à edição deste sábado do jornal kuaitiano "Al Seyassah" que as Forças Armadas do país expulsaram os rebeldes xiitas iemenitas do território de seu país.

Para expulsar os rebeldes iemenitas da região de Jabri, o Exército saudita recorreu a bombardeios aéreos e a disparos de artilharia pesada, afirmou uma fonte militar.

O governo saudita chegou a dar um ultimato de 48 horas para que os rebeldes cruzassem de volta a fronteira. O prazo expirou ontem, mas, de acordo com fontes do Exército, "os rebeldes preferiram dar continuidade à luta a se renderem".

Por sua vez, os rebeldes xiitas, conhecidos como "huties" devido ao sobrenome do seu líder, disseram ontem que foram intensamente bombardeados nos últimos dias.

Segundo eles, os ataques, 73 só na noite da quinta-feira, atingiram várias áreas da Província (Estado) de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita e de população majoritariamente xiita.

A Arábia Saudita entrou no conflito entre os rebeldes xiitas com e o Exército iemenita no mês de novembro, quando o conflito se estendeu às suas fronteiras, pouco definidas na zona montanhosa da província de Saada.

No início da semana, um oficial saudita afirmou que o Exército nacional tinha recuperado até 75% do território ocupado pelos rebeldes. Ontem, outro militar disse que 73 soldados morreram e 26 desapareceram nos confrontos com os rebeldes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página