Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2009 - 13h37

Parlamento do Irã avaliará se deixa senador dos EUA ir ao país

Publicidade

da Efe, em Teerã

O Parlamento iraniano será o encarregado de examinar a solicitação do senador americano John Kerry para visitar o país, disse nesta terça-feira o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast.

Efe
O senador americano John Kerry, cujo pedido para entrar no Irã será avaliado
O senador americano John Kerry, cujo pedido para entrar no Irã será avaliado

"Parece que o senhor Kerry pediu para viajar ao Irã. A questão foi referida ao Parlamento, já que é uma visita parlamentar e deve ser a Câmara a se pronunciar, uma vez realizados os exames pertinentes", afirmou.

Estados Unidos e Irã romperam laços diplomáticos em abril de 1980, após consolidada a vitória da revolução que retirou do poder o último xá da Pérsia, em plena crise com o ataque de estudantes à Embaixada de Washington em Teerã, onde retiveram 52 pessoas durante 444 dias.

Logo após assumir a Presidência, o presidente americano, Barack Obama, expressou seu desejo de iniciar uma nova etapa nas relações com o regime iraniano, se este decidir "abrir o punho". No entanto, meses atrás, um assessor próximo ao líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, disse que uma mudança na relação com os EUA não está atualmente na agenda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página