Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2010 - 14h23

Grupos ligados à Al Qaeda no Iraque assumem atentado em Ramadi

Publicidade

da Efe, no Cairo

Um conglomerado de grupos armados do Iraque liderado pela rede Al Qaeda assumiu neste domingo, em comunicado, a autoria do duplo atentado a bomba ocorrido em 30 de dezembro contra a sede do governo de Anbar, na cidade de Ramadi, no qual 25 pessoas morreram.

Em um comunicado divulgado por um site habitualmente usado por estes grupos terroristas, o Estado Islâmico do Iraque informou que "dois amigos e soldados de Deus conseguiram entrar na sede do governo e das forças de segurança da província de Anbar".

O comunicado, cuja veracidade não pôde ser confirmada, acrescenta que o duplo atentado coincidiu com uma reunião dos dirigentes das forças de segurança destinada a "acabar com os monoteístas e lutar contra os muçulmanos desta província".

Um primeiro atentado foi cometido com um carro-bomba junto ao edifício do governo, enquanto o segundo foi feito por um guarda-costas do governador que detonou a carga de explosivos que tinha presa ao corpo. Um dia depois do ataque, no qual o governador, Qasem Mohammed, ficou ferido, foi destituído o chefe provincial da polícia, Tareq Youssef Asal, que acusou a Al Qaeda de envolvimento.

O texto assinado pelo Ministério de Informação do Estado Islâmico do Iraque, relata que o primeiro atentado com carro-bomba foi cometido por um suicida que conseguiu entrar no perímetro de segurança e detonar a carga explosiva junto às patrulhas que protegiam os altos funcionários de segurança.

O comunicado acrescenta que, com a explosão, foi preparado o caminho para o segundo terrorista, que detonou sua carga perto do governador.

Este é o quarto atentado sangrento que esta aliança terrorista assume nos últimos meses. O último deles havia ocorrido em 8 de dezembro, com a morte de 125 pessoas e 500 feridos.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
As forças marine do Eua, estão abandonando o Iraque.
Para qual novo ataque elas serão encaminhada? Haiti? Venezuela? Ou até mesmo a costa norte do Brasil?
Um país que tem seu orçamento de 1 trilhão de dolares, num único ano, voltado ao segmento militar, não conduz para casa seus investimentos.
Fica fácil de saber quem será a próxima vítima, basta acompanhar o "atraque" dos navios, XEQUE!!!
Iêmem e Somália sao postos avançados que garantem o domínio do estreito e o controle dos navios petroleiros.
Como disse, ficará fácil de saber quem será...
5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
""Holanda conclui que invasão do Iraque pelos EUA foi ilegítima""
Agora que eu quero ver, a comissão de Haia, solicitar busca e captura dos principais responsáveis pelo genocídio Iraquiano na invasão a quasi 10 anos. Pois Haia, sempre esteve a frente dos direitos humanos, casando & julgando ditadores, etc.
Agora que vão mexer com a Super Potência EUA, quero ver se tem COJONES??????
8 opiniões
avalie fechar
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
Esse Campbell é mais um que enganou a opinião publica inglesa sobre o Iraque. Agora, pressionado, inventa historias para boi dormir. Todo mundo sabe que Blair e Bush mentiram descaradamente. O resto é papo furado. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (88)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página