Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2004 - 18h01

França quer investigar causas de acidente com avião egípcio

Publicidade

da Folha Online

O presidente francês, Jacques Chirac, enviou uma equipe de investigações do seu país para ajudar a apurar as causas do acidente com o Boeing 737 da companhia egípcia Air Flash, que caiu hoje no mar Vermelho.

A aeronave caiu pouco depois de decolar da estação turística de Sharm el Sheik, que fica 500 km a sudeste do Cairo, no Egito, com 148 pessoas a bordo, das quais 133 eram turistas franceses.

Chirac telefonou ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, para oferecer ajuda. O secretário de Estado para Relações Exteriores da França, Renaud Muselier, já está no Egito.

Chirac esteve em contado com as autoridades egípcias durante todo o dia para acompanhar pessoalmente o andamento do trabalho das equipes de resgate. As autoridades, no entanto, descartam a possibilidade de haver sobreviventes.

O Ministério de Aviação Civil do Egito afirmou que as causas do choque foram "inteiramente técnicas", e uma alta autoridade da pasta afirmou que não há sinais de terrorismo.

O governo francês também montou um posto de atendimento às famílias das vítimas no aeroporto Charles de Gaulle, próximo a Paris. No entanto, a lista com os nomes dos passageiros que estavam a bordo do avião ainda não foi divulgada.

Tropas egípcias enviaram helicópteros e barcos de patrulha para a região onde o Boeing 737 desapareceu, mas as equipes de emergência encontraram apenas um cadáver e partes de corpos boiando em meio aos destroços. Tropas franceses e italianas também participam das buscas.

O avião, operado pela companhia egípcia Flash Airlines, desapareceu dos radares minutos depois de decolar do aeroporto de Sharm el Sheik às 4h44 locais (0h44 em Brasília) e afundou em alto mar a alguns quilômetros do local.

O vice-ministro de Transportes da França, Dominique Bussereau, declarou hoje que o piloto do vôo FSH604 da Flash Airlines detectou problemas logo após decolar e tentou retornar.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Equipes iniciam resgate de corpos de acidente aéreo no Egito
  • Investigações apontam para falha técnica em queda de avião egípcio
  • Avião egípcio teve problema durante decolagem, diz secretário francês
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página