Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2010 - 05h45

Prisão perpétua é a pena máxima para nigeriano que tentou se explodir

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha de S.Paulo, em Nova York
da Folha Online

O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou se explodir em um voo americano rumo a Detroit no Natal, pode, no máximo, ser condenado à prisão perpétua. Ele tem audiência hoje em Detroit.

Abdulmutallab foi indiciado anteontem por seis crimes, incluindo o de uso de arma de destruição em massa, que prevê pena de prisão perpétua.

Os outros crimes têm, cada um, penas que variam entre 20 e 30 anos. Ele foi acusado também de tentativa de assassinato e tentativa de destruição de aeronaves, entre outros. Se alguém tivesse morrido na tentativa de ataque, a acusação poderia propor a pena de morte.

Acusação

Conforme os documentos judiciais, Abdulmutallah foi acusado de embarcar com uma "bomba escondida" e podia "detoná-la quando quisesse, causando uma explosão a bordo do voo 253". Não existe menção específica ao terrorismo nas sete páginas que formalizam o indiciamento, mas o presidente Barack Obama afirmou considerar o episódio um atentado frustrado contra os EUA arquitetado pela rede terrorista Al Qaeda.

Segundo as investigações, o nigeriano viajou para Amsterdã, na Holanda, e, de lá, embarcou no voo com um pó explosivo escondido na cueca. Quando o voo se aproximava de cidade de Detroit (EUA), Abdulmutallab tentou detonar o pó injetando uma substância química. Durante o procedimento, no entanto, ele chamou a atenção de outros passageiros, que conseguiram contê-lo, impedindo-o de explodir a aeronave.

Depois da prisão, em depoimento, o nigeriano, ainda segundo as autoridades americanas, admitiu ter sido treinado para a ação pelo braço iemenita da Al Qaeda.

No dia 19 de novembro, o pai de Abdulmutallab alertou a embaixada dos EUA em Abuja, na Nigéria, de que seu filho tinha se transformado em um extremista islâmico. No dia seguinte, as autoridades colocaram o nome do rapaz em uma base de dados conhecida como "Tide", mas não em uma lista mais restrita, que o proibiria de embarcar rumo aos EUA.

Abdulmutallah está na prisão federal de Milan, no Estado americano do Michigan. Ele teve seu visto para os EUA revogado. O rapaz havia recebido, em junho de 2008, visto para entradas múltiplas no país, com vigência de dois anos.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
eduardo de souza (628) 30/01/2010 12h08
:0)... O Bin Laden, de sua batcaverna, é terrível, um SUPER VILÃO. rsrs.
Destrói prédios, provoca tsunamis, e ainda conta com um super laboratório de produção de armas de destruição em massa... Só comete alguns "gafes", antes de destruir avisa sempre um povinho para não comparecerem nos lugares que serão atacados. Nas Torres Gêmeas, por exemplo, gastou uns 4000 SEDEX, mas avisou à tempo... Êta povinho de sorte esse que não compareceu no trabalho. rsrs.
sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Mauricio Valente (6) 13/01/2010 07h45
Para o Sr Marco Aurélio:
Não sou anti-americano, nem tão pouco de esquerda, inclusive não gosto do PT...Rsrsrs
Apenas estou informado. O povo americano é refém de seus governantes, assim como o australiano, inglês, francês, italiano... Nestas outras nações o povo foi contra a "guerra ao terror" e à invasão do Iraque. Querem seus soldados em casa e paz.
Agora já que acha que o 11 de setembro foi mesmo obra do "bin landen" exatamente como é contado pela imprensa te lanço um desafio:
Assista no youtube "A verdade liberta você", é um documentário americano, dirigido por Sharlie Sheen(aquele dos filmes enlatados americanos tipo torta na cara) e depois de assistir te desafio a voltar aqui e repetir sua opinião.
12 opiniões
avalie fechar
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Marco Aurélio (27) 12/01/2010 12h27
Internauta Renato
Essas teorias conspiratória do 11 de setembro, são totalmente absurdas, revelam somente que o ódio aos EUA é tal, que usam da imaginação para atacar um País que é exemplo de democracia no mundo.
Se por acaso houvesse esse mirabolante plano de matar quase 3 mil cidadãos americanos e atentados com aviões comerciais,, um tal atentado deixaria rastros, evidências, e usaria muitas pessoas para realiza-lo, e de alguma forma vazaria na imprensa.
Nâo acredito de jeito nenhum, e nem tem nenhuma lógica que fosse um atentato perpetrado pela CIA OU FORÇAS ARMADAS, .
Só em mentes doutrinadas pelo ódio a uma nação como os EUA, pelo eSquerdismo patológico podem acreditar nesta rIdiculas TEORIA CONSPIRATÓRIAS.
14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (72)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página