Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2010 - 10h26

Parlamento afegão rejeita 10 de 17 novos ministros propostos por Karzai

Publicidade

da Efe, em Cabul

O Parlamento afegão rejeitou neste sábado dez de 17 candidatos a ministros apresentados pelo presidente do país, Hamid Karzai, que terá que fazer novas indicações para completar seu gabinete.

Os 223 legisladores da Assembleia Nacioal aprovaram nomes como os de Zalmai Rasul, indicado para o Ministério de Assuntos Exteriores e que agora terá de assumir os preparativos da conferência internacional sobre o Afeganistão, prevista para 28 de janeiro, em Londres.

Amina Afzali, indicada para a pasta de Assuntos Sociais e uma das três mulheres incluídas na lista de Karzai, também foi aprovada pelos parlamentares.

Esta é a segunda rejeição do Parlamento a nomes propostos pelo presidente para o gabinete de ministros. Da primeira lista apresentada pelo chefe de Estado reeleito, apenas sete de 24 indicados receberam o aval dos legisladores.

O presidente afegão renovou seu mandato em novembro de 2009, após uma votação marcada pela anulação de centenas de milhares de cédulas fraudadas.

Na montagem de seu gabinete, além de atender a Estados Unidos e Reino Unido, que cobram um Governo competente e capaz de combater a corrupção, Karzai ainda tem que satisfazer aos barões regionais que o apoiaram durante a campanha eleitoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página