Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2010 - 21h12

Braço iraquiano da Al Qaeda assume ataques a hotéis de Bagdá

Publicidade

da Folha Online

O braço iraquiano da rede terrorista Al Qaeda assumiu hoje a autoria de bombardeiros contra três hotéis da capital Bagdá que, na segunda-feira (25), mataram 36 pessoas. A informação é do centro de vigilância de sites islamitas na internet Site.

"O Estado Islâmico do Iraque [o braço da Al Qaeda] reivindicou a responsabilidade na série de atentados suicidas coordenados contra três hotéis de Bagdá", indicou o Site Intelligence Group, citando um comunicado dessa organização extremista postado em "fóruns jihadistas em 27 de janeiro de 2010".

"Os cavalheiros de Bagdá desceram ao coração dessa cidade ferida e atingiram outra série de tocas do demônio", afirmou a mensagem da Al Qaeda, ainda de acordo com o Site. Esse conteúdo da mensagem não pôde ser verificado de forma independente.

Na segunda-feira, com poucos minutos de intervalo, três terroristas suicidas ao volante de micro-ônibus carregados de explosivos detonaram a carga de seus veículos em diferentes bairros da cidade. As explosões foram registradas próximo aos hotéis Palestina, no bairro Abu Nawas, Babel, no setor central de Karrada, e Hamra, em Jadriya, no sul da capital.

Outro atentado suicida matou na terça-feira 18 pessoas e causou o desabamento do edifício do Instituto Médico Legal de Bagdá.

Os ataques ocorrem a menos de dois meses das eleições legislativas, previstas para março próximo, que poderão solidificar o premiê Nuri al Maliki no poder e marcam a fragilidade da paz no Iraque.

Com France Presse e Reuters

Comentários dos leitores
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
As forças marine do Eua, estão abandonando o Iraque.
Para qual novo ataque elas serão encaminhada? Haiti? Venezuela? Ou até mesmo a costa norte do Brasil?
Um país que tem seu orçamento de 1 trilhão de dolares, num único ano, voltado ao segmento militar, não conduz para casa seus investimentos.
Fica fácil de saber quem será a próxima vítima, basta acompanhar o "atraque" dos navios, XEQUE!!!
Iêmem e Somália sao postos avançados que garantem o domínio do estreito e o controle dos navios petroleiros.
Como disse, ficará fácil de saber quem será...
5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
""Holanda conclui que invasão do Iraque pelos EUA foi ilegítima""
Agora que eu quero ver, a comissão de Haia, solicitar busca e captura dos principais responsáveis pelo genocídio Iraquiano na invasão a quasi 10 anos. Pois Haia, sempre esteve a frente dos direitos humanos, casando & julgando ditadores, etc.
Agora que vão mexer com a Super Potência EUA, quero ver se tem COJONES??????
8 opiniões
avalie fechar
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
Esse Campbell é mais um que enganou a opinião publica inglesa sobre o Iraque. Agora, pressionado, inventa historias para boi dormir. Todo mundo sabe que Blair e Bush mentiram descaradamente. O resto é papo furado. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (88)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página