Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2010 - 10h28

Taleban ataca base espanhola no Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Cabul (Afeganistão)
da Folha Online

Os militantes do grupo islâmico Taleban lançaram dois projéteis sobre o aeroporto e a base das tropas espanholas na cidade afegã de Herat (oeste do país), informaram nesta terça-feira fontes oficiais. O ataque não deixou vítimas nem danos materiais e ocorre horas após a morte de um militar espanhol na explosão de uma mina na localidade de Sang Ates.

Segundo comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), o ataque ocorreu na noite desta segunda-feira na base de Camp Arena, do comando regional oeste, que abrange as Províncias afegãs de Badghis, Herat, Farah e Ghor.

Uma fonte do Ministério de Defesa da Espanha afirmou que três projéteis foram lançados. Dois deles teriam atingido a parte norte da Base de Apoio Avançado das tropas espanholas e o terceiro teria caído do lado de fora, ao lado da pista de voo.

O coronel chefe da base, Manuel Fernández-Rocha Teigell, disse que escutou três explosões e imediatamente acionou o protocolo de alarme por ataque de foguetes.

Os disparos aconteceram horas depois do ataque sofrido por um comboio espanhol no Afeganistão, no trecho da localidade de Sang Ates, no qual morreu o soldado John Felipe Romero Meneses e outros seis militares ficaram feridos.

A ministra espanhola de Defesa, Carme Chacón, chegou nesta terça-feira a Herat para obter em primeira mão informações sobre o ataque e coordenar a repatriação do corpo do militar falecido e dos feridos.

Segundo o "El Pais", Romero é o 90º militar espanhol morto no Afeganistão desde 2001, quando a Espanha se incorporou à missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Atualmente a Espanha tem 1.068 militares no Afeganistão, que incluem militares de apoio logístico e uma unidade de helicópteros. Recentemente, atendendo ao pedido dos Estados Unidos, a Espanha anunciou envio de 500 militares adicionais para combater o grupo islâmico Taleban.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página