Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2010 - 14h38

Iraque retira veto a 500 candidaturas às eleições por vínculo com Saddam

Publicidade

da Folha Online

O Comitê de Justiça e Transparência do Iraque anunciou nesta quarta-feira a retirada do veto a 500 candidaturas, supostamente vinculadas ao ex-partido governista Baath, do ex-ditador Saddam Hussein, às eleições gerais do próximo mês.

Em declarações à televisão estatal Al Iraqiya, o diretor-executivo do Comitê, Ali Al Lami, explicou que o veto foi anulado "devido à falta de tempo para investigar com exatidão os nomes das pessoas e partidos incluídos na lista de descartados para participar do pleito".

Al Lami pediu ainda que o governo iraquiano, mediante o Ministério de Relações Exteriores, impeça qualquer intromissão americana nos assuntos internos do Iraque.

A Comissão Suprema Eleitoral do Iraque, por sua vez, confirmou em entrevista a jornalistas que o organismo que revisa as contestações apresentadas pelos partidos excluídos anulou resoluções anteriores do comitê --o que permite que os 500 candidatos concorram nas eleições de 7 de março.

Em 15 de janeiro passado, a comissão revelou que havia rejeitado 500 candidaturas para as eleições por seus supostos vínculos com o dissolvido partido Baath do ex-ditador.

A decisão despertou temores de que houvesse maiores tensões políticas em um país que tenta avançar rumo à reconciliação nacional após anos de confrontos sectários.

A decisão foi amplamente criticada pelos líderes políticos sunitas que alegaram que o gesto era uma forma de marginalizá-los diante do governo liderado pelos xiitas.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página