Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2010 - 01h16

Colômbia espera assinar tratado de livre-comércio com UE neste ano

Publicidade

da Efe,em Bogotá

O ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Luis Guillermo Plata, prevê que seu país assinará um tratado de livre-comércio com a União Europeia (UE) em meados deste ano, informaram nesta sexta-feira (5)fontes de sua pasta.

Plata, que viajou hoje a Lima (Peru) para se reunir com seus colegas dos países-membros da CAN (Comunidade Andina), também previu que se poderia fechar a negociação em uma rodada que será realizada em Bruxelas na semana de 22 de fevereiro.

O funcionário confirmou sua participação na reunião, na qual buscará reforçar os temas mais delicados do acordo comercial com a UE, que são os mecanismos de isenção de tarifas para a importação de matérias-primas e de baixa de impostos para os veículos na Colômbia.

Ele e o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, participaram nesta sexta-feira de uma reunião de ministros de Exteriores e de Comércio da CAN, na qual se aprovou uma agenda estratégica para financiar a integração e superar as divergências entre seus membros.

Colômbia e Peru foram os atores principais durante a maior parte das negociações entre os países andinos e a UE. No entanto, nesta sexta-feira, o Equador decidiu voltar à mesa após conseguir a redução das tarifas de banana, tal como queria.

Dessa maneira, dos membros da Comunidade Andina, só a Bolívia permanece fora das negociações com a UE.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página