Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2010 - 08h54

Coreia do Norte anuncia novos disparos na fronteira com a Coreia do Sul

Publicidade

da Folha Online

A Coreia do Norte notificou a Coreia do Sul que, durante três dias a partir deste sábado, vai realizar testes de artilharia em águas do mar Ocidental (mar Amarelo) e do mar do Leste (mar do Japão), informou nesta sexta-feira a agência sul-coreana Yonhap.

Para isso, Pyongyang delimitou temporariamente seis novas zonas de exclusão marítima, quatro delas no mar Ocidental e outras duas no mar do Leste, segundo a Yonhap, que cita informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Investigação Oceanográfica de Seul.

As zonas estão em águas norte-coreanas, perto da Linha do Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês), traçada após a Guerra da Coreia (1950-1953), que marca a fronteira entre os países e é contestada por Pyongyang.

O Ministério de Defesa sul-coreano informou que, por enquanto, não foi detectada nenhuma atividade militar incomum por parte dos vizinhos.

O último aviso da Coreia do Norte acontece menos de um mês depois que foram realizados disparos de artilharia durante três dias na região da fronteira marítima o sul no mar Ocidental, em "manobras militares anuais", segundo Pyongyang.

Na ocasião, as forças de Seul responderam com fogo de advertência ao primeiro dia de disparos, sem que fossem registrados danos ou vítimas em nenhum dos dois lados.

Acredita-se que a Coreia do Norte realizou, entre 27 e 29 de janeiro, cerca de 350 disparos na região da fronteira marítima com a Coreia do Sul.

Com Efe e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página