Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2010 - 05h16

Temor por tsunami remove 320 mil no norte do Japão

Publicidade

da France Presse

As autoridades japonesas ordenaram neste domingo a remoção de 320 mil pessoas em três cidades ao norte do Japão que estão ameaçadas pelo tsunami, anunciou a agência Kyodo.

Tratam-se das zonas costeiras de Aomori, Iwate e Miyagi, que ficam ao norte da ilha principal japonesa de Honshu, informou a agência.

Azona portuária da cidade de Nemuro, na ilha de Hokkaido (norte do Japão), foi inundada por um tsunami, segundo imagens exibidas na TV local.

As autoridades advertiram que um maremoto com ondas que podem superar os três metros pode ocorrer nas próximas horas naquela região, consequência do terremoto registrado no Chile na madrugada de sábado.

Um tsunami de 120 cm chegou neste domingo ao porto de Kuji (3h49 de Brasília), na cidade de Iwate, quarenta minutos depois da primeira onda de 90 cm, anunciou a agência meteorológica japonesa.

Até o momento não foram registrados vítimas ou danos.

O tamanho do tsunami não se refere à altura da onda, mas sim a sua elevação em relação ao nível do mar em uma situação normal. Um tsunami com mais de um metro de altura é suficiente para provocar grandes estragos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página