Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2004 - 09h05

Veja cronologia dos principais atentados do ETA

Publicidade

da France Presse, em Madri

O grupo separatista basco ETA figura na lista européia de grupos terroristas. Leia a seguir sobre os principais atentados cometidos pelo ETA.

7 de junho de 1968: primeiro atentado mortal do ETA registrado pelo Ministério do Interior espanhol. O policial civil José Pardines é assassinado a tiros perto de Villabona (País Basco).

20 de dezembro de 1973: atentado contra o almirante Luis Carrero Blanco, então presidente do governo e herdeiro político do ditador Francisco Franco. Seu veículo voou pelos ares por causa da explosão de uma bomba escondida em um túnel pelo qual passou.

13 de setembro de 1974: 12 civis morreram na explosão de uma bomba num bar de Madri.

14 de julho de 1986: 12 policiais civis morreram na explosão de um carro-bomba na praça da República Dominicana de Madri.

19 de junho de 1987: 21 mortos e 45 feridos em um atentado com carro-bomba no estacionamento do shopping Hipercor de Barcelona (nordeste).

11 de dezembro de 1987: 11 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba perto de um quartel da polícia civil de Zaragoza (centro-leste).

12 de julho de 1997: assassinato do vereador do Partido Popular (PP, direita) de Ermua (País Basco), Miguel Angel Blanco, seqüestrado 48 horas antes. Sua morte provocou uma onda de manifestações populares contra o ETA sem precedentes na Espanha.

Além disso, o grupo não conseguiu seu objetivo em dois atentados cometidos em 1995 contra o então futuro chefe de governo, o conservador José María Aznar, em Madri, e o rei Juan Carlos, em Palma de Mallorca (Baleares).

O ETA rompeu em 3 de dezembro de 1999 uma trégua de suas operações armadas que era observada desde 18 de setembro de 1998.

Os atentados do ETA causaram mais de 900 mortos em seus 36 anos de história, segundo as autoridades espanholas.

Leia mais
  • Líder nacionalista basco descarta participação do ETA em ataques
  • Total de mortos em explosões contra trens em Madri chega a 131
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página