Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2004 - 11h10

Embaixador israelense chama ataque em Madri de 11/9 da Espanha

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
especial para a Folha Online, em Tel Aviv

O embaixador de Israel na Espanha, Victor Harel, lamentou hoje os ataques que causaram a morte de 173 pessoas e deixaram mais de 700 feridos em Madri (capital). "O atentado em Madri é o 11 de Setembro da Espanha", disse."Há um clima de choque total, apesar de todos os alertas divulgados nos últimos dias", acrescentou.

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e o ministro das Relações Exteriores Silvan Shalom também condenaram fortemente o trágico ataque terrorista desta quinta-feira na Espanha.

Shalom escreveu para a ministra das Relações Exteriores da Espanha, Ana Palácio, transmitindo a solidariedade israelense à população da Espanha.

Em comunicado oficial ao rei da Espanha, Juan Carlos, o primeiro-ministro Sharon expressou sua "mais profunda tristeza pelo ataque terrorista" e enviou também condolências ao primeiro-ministro José María Aznar e ao povo espanhol.

O atual líder do Partido Trabalhisda israelense, Shimon Peres, divulgou nota especial por causa do atentado terrorista em Madri. "O povo de Israel, junto com o mundo todo, se solidariza com a profunda dor do povo espanhol. Foi feito um crime terrível pelos terroristas sem coração e dignidade humana. O povo israelense se junta ao povo espanhol nesta dor", diz o comunicado.

"Sincronismo"

Os atentados ocorreram em horário de rush, quando milhares de pessoas se dirigiam para o trabalho.

Mais de 700 pessoas foram removidas a hospitais, de acordo com informações da Polícia Civil. As explosões ocorreram em série, entre 7h35 e 7h55 (entre 3h35 e 3h55, no horário de Brasília). Não há informações sobre o tipo de explosivo utilizado. As bombas estavam escondidas em sacos plásticos.

Os três trens atingidos transportavam passageiros provenientes de Alcalá de Henares e Guadalajara. As estações atingidas foram Atocha, El Pozo e Santa Eugenia.

Leia mais
  • Partidos políticos suspendem campanha eleitoral na Espanha
  • Leia cronologia dos principais atentados do ETA
  • Saiba mais sobre o grupo separatista ETA
  • "Envie sua mensagem de solidariedade ao povo espanhol

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página