Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2010 - 08h51

Obama se reúne com o presidente do Haiti para discutir reconstrução

Publicidade

da Efe, em Washington (EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reúne nesta quarta-feira com seu colega haitiano, René Préval, que vai falar sobre o avanço das tarefas de reconstrução do país após o terremoto de magnitude 7 do último dia 12 de janeiro, que deixou mais de 217 mil mortos.

A reunião será a primeira entre os líderes desde o tremor, que causou estragos na capital haitiana, Porto Príncipe, e em várias regiões do oeste e do sudeste do país caribenho.

A Casa Branca indicou que Obama e Préval conversarão sobre os esforços de ajuda humanitária, recuperação e reconstrução do país.

Os presidentes discutirão como a comunidade internacional pode apoiar da melhor maneira o governo do Haiti na reconstrução e em seu objetivo de dar um futuro melhor à população.

O governo americano destinou o maior esforço humanitário de sua história recente ao Haiti, e se comprometeu a ajudar em longo prazo em suas tarefas de recuperação e reconstrução.

O terremoto, que causou pelo menos 217 mil mortes e danos incalculáveis, deixou mais de 1,2 milhões de pessoas sem-teto, das quais cerca de 700 mil se instalaram em acampamentos improvisados, sem condições higiênicas e sanitárias.

O encontro entre Obama e Préval acontece depois da reunião do líder haitiano com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, na terça-feira.

Na reunião, Hillary destacou a necessidade de o Haiti realizar suas eleições "tão logo seja possível", pois o pleito será fundamental para a estabilidade e legitimidade do governo do país. Ela prometeu ajudar a nação caribenha a organizar a votação.

As eleições legislativas haitianas aconteceriam no dia 28 de fevereiro, mas tiveram que ser adiadas por causa do terremoto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página