Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2010 - 09h09

Na Europa, polícia apreende 7 toneladas de cocaína procedente da América do Sul

Publicidade

da Efe

Um carregamento de cerca de 7 toneladas de cocaína foi apreendido na Europa em uma operação policial que desarticulou uma quadrilha internacional que traficava droga procedente da América do Sul.

Na operação, batizada de Melissa, foram detidas ainda 30 pessoas de diversas nacionalidades.

As polícias da Espanha, Alemanha, Bélgica, Equador, Estados Unidos, Estônia, Holanda, Islândia, Israel, Letônia, Síria e Ucrânia ajudaram na apreensão, coordenada pela Europol e o Eurojust, órgão da União Europeia para a cooperação judicial.

Além das 7 toneladas de cocaína, foram apreendidas 155 mil comprimidos de ecstasy, 1,6 quilo de heroína e outras substâncias entorpecentes.

A Guarda Civil espanhola investigava, desde 2007, os vínculos de espanhóis com uma quadrilha internacional com ramificações em vários países da UE, principalmente na Letônia, na Bélgica e na Holanda.

Os investigadores suspeitavam que a costa espanhola poderia estar sendo usada pelos traficantes como porta de entrada da droga na Europa.

As autoridades do país passaram a controlar os movimentos de um veleiro que, além de percorrer o litoral africano e outros pontos do Atlântico, várias vezes contatava navios maiores, que eram os encarregados de transportar a cocaína da América do Sul.

A droga foi apreendida em dois navios --que juntos transportavam 5,7 toneladas de cocaína-- e um carregamento da droga, que partiria do Equador com o destino à Europa, com 1,2 tonelada de cocaína dissolvida em barris de melaço.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página