Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2010 - 13h35

Ativista dinamarquês é condenado por financiar grupos terroristas

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O membro de uma organização ativista dinamarquesa de extrema esquerda foi condenado nesta segunda-feira por financiar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e a FPLP (Frente Popular de Libertação da Palestina). Ambos os grupos figuram na lista de organizações terroristas da União Europeia e dos Estados Unidos.

Patrick MacManus, 65, um dos fundadores e porta-voz do Forening Oproer (que significa "rebelião", em dinamarquês), foi condenado pelo Tribunal de Copenhague a seis meses de prisão com liberdade condicional. O Oproer anunciou, em 2004, uma doação de 100 mil coroas (cerca de R$ 32 mil) às Farc e FPLP.

A justiça considerou que o grupo violou parte das leis dinamarquesas que proíbem suporte econômico a grupos que apoiam o terrorismo. O juiz considerou, no entanto, que faltavam provas concretas de que o dinheiro foi transferido às organizações e optou por impor uma condenação com suspensão ao cidadão dinamarquês, originalmente da Irlanda.

MacManus disse à agência de notícias Associated Press que não pretendia apelar da determinação da justiça. "Esses grupos desempenham um papel legítimo no apoio à libertação de regimes opressivos e não fizemos nada errado ao financiar essas organizações", disse ele.

Com France Presse e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página