Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2010 - 09h26

Cunhado do premiê de Israel chama Obama de antissemita

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O cunhado do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, chamou nesta quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de "antissemita", em uma entrevista à rádio do Exército israelense.

Hagai Ben-Artzi, o cunhado de Netanyahu, disse que Obama "odeia os judeus", o que seria resultado da influência do reverendo Jeremiah Wright --a quem Ben-Artzi chamou de "antissemita, anti-israelense e antijudeu".

Ben-Artzi afirmou à rádio que, "quando um presidente antissemita chega ao cargo nos EUA, é preciso dizer que os israelenses não se renderão".

Ele também pediu publicamente a Netanyahu que diga "não" às interferências americanas em Jerusalém e declarou que Obama "não só não gosta do primeiro-ministro como também não gosta do povo de Israel".

Em outro trecho da entrevista, Ben-Artzi declarou que seu cunhado "conhece as opiniões de Obama", mas que não poderia divulgar o que o primeiro-ministro israelense "diz em conversas privadas" sobre o americano.

As declarações vieram em um momento de tensão nas relações entre Israel e Estados Unidos, diante das novas construções israelenses em território ocupado, que levaram ao fracasso das negociações indiretas.

Netanyahu foi à público para defender Obama. "Oponho-me firmemente às palavras de Hagai Ben-Artzi. Tenho grande apreço pelo compromisso do presidente Obama com a segurança de Israel, expressado muitas vezes, e com os profundos laços entre os dois países", disse o premiê, em nota divulgada por seu escritório pouco depois das declarações do cunhado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página