Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2010 - 07h32

Homem-bomba mata ao menos dez civis no sul do Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 10 civis morreram e outros sete ficaram feridos em um atentado suicida na Província de Helmand, no sul do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

O número de mortos pode aumentar e a agência de notícias Efe já fala em 12 mortos e dez feridos.

O porta-voz do governador provincial, Dawoud Ahmadi, citado pela agência de notícias afegã AIP, afirmou que um homem-bomba que viajava em um riquixá --triciclo motorizado-- detonou a carga que transportava durante a passagem de um veículo do Exército afegão por uma ponte, no distrito de Gereshk.

Ahmadi afirmou que havia uma multidão no local da explosão, comemorando o ano-novo persa, que coincide com o primeiro dia da primavera no hemisfério Norte.

A maioria das vítimas, segundo Ahmadi, são vendedores ambulantes que ficam ao longo das ruas da cidade.

A Província de Helmand é cenário de uma megaofensiva das tropas afegãs e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que começou no mês passado e reconquistou o controle da cidade de Marjah.

Mais cedo, outros dois civis foram mortos e quatro ficaram feridos na explosão de uma bomba colocada a beira de uma estrada, segundo o chefe de polícia Yaqoub Khan.

O explosivo foi detonado na passagem de uma multidão que se reuniu no cume de um morro para celebrar o ano-novo, na Província de Khost, no leste afegão.

Khan, que estava cerca de 40 metros quando a explosão ocorreu, disse que as forças de segurança afegãs e americanas garantiram segurança para que o ataque não fosse pior.

"Mas, infelizmente, o inimigo usa todos os meios possíveis e plantou uma bomba na estrada", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página