Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2010 - 07h56

Gordon Brown quer Tony Blair na campanha eleitoral, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Londres (Reino Unido)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, quer envolver seu correligionário e antecessor Tony Blair na campanha para as eleições gerais de 6 de maio --uma eleição que o Partido Trabalhista, com baixa popularidade, arrisca perder para os conservadores.

Segundo o jornal britânico "The Daily Telegraph", o objetivo é que Blair tenha uma série de intervenções perfeitamente calculadas para atacar o líder conservador, David Cameron, por não ter conseguido "modernizar" os tories como ele fez com os trabalhistas.

Fontes trabalhistas disseram ao jornal que Brown, que sucedeu Blair em junho de 2007 após uma série de manobras para desbancá-lo, assinou com ele um novo pacto para evitar o retorno dos tories ao poder --previsto pelas pesquisas de opinião.

A decisão de envolver Blair é, no entanto, uma estratégia perigosa para Brown. Muitos britânicos veem em Blair um carisma que falta a Brown e muitos criticam duramente Blair por sua decisão de participar da invasão americana ao Iraque --memória reavivada pelo recente inquérito parlamentar sobre o tema.

Blair esteve ainda, na semana passada, nas manchetes dos jornais britânicos pelo crescimento de sua fortuna através de acordos com uma empresa de petróleo da Coreia do Sul e o governo do Kwait.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página