Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2010 - 15h45

Avião da Embraer cai na Austrália; piloto e copiloto morrem

Publicidade

da Folha Online

O piloto e copiloto de um avião turboélice EMB 120 da Embraer, operado pela companhia Air North, caiu nesta segunda-feira em Darwin, na Austrália. Segundo as autoridades, o voo, com capacidade para 30 pessoas, era de treinamento e não havia passageiros a bordo.

As autoridades não informaram a nacionalidade das vítimas e a Embraer disse não ter maiores detalhes. A imprensa local, contudo, identifica os dois como australianos.

O acidente ocorreu às 10h desta segunda-feira (21h deste domingo em Brasília), segundo comunicado da Embraer, que enviou uma equipe de especialistas a Darwin para investigar as causas do acidente.

Segundo comunicado, a Embraer disponibilizará apoio técnico completo às autoridades de investigação de acidentes aéreos australianas, coordenadas pelo Comitê de Segurança nos Transportes Australiano.

O comissário de polícia Mark Payne, citado pela ABC News, diz que o avião se incendiou logo após a e os pilotos morreram na hora.

"Pouco depois da decolagem, a aeronave enfrentou algumas dificuldades, virou rapidamente para a esquerda e bateu na base aérea RAAF", disse Payne.

A causa do acidente ainda não é conhecida. A companhia Airnorth disse que também vai cooperar com as investigações.

Segundo a ABC News, uma equipe forense da polícia trabalha para retirar os corpos da fuselagem.

O comandante da equipe de investigação do comitê, Tony Fuller, disse que as chamas destruíram a fuselagem, o que dificultará as investigações.

"Houve um impacto significativo no avião, seguido de fogo", disse Fuller, acrescentando que a parte traseira do avião foi a mais afetada.

O diretor das Investigações de Segurança em Aviação, Ian Sangston, disse que o relatório final sobre o acidente pode demorar até 12 meses para ficar pronto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página