Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2010 - 08h31

Bicicleta-bomba mata ao menos oito no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Ao menos oito pessoas morreram e 35 ficaram feridas nesta quarta-feira na explosão de uma bomba colocada em uma bicicleta em um mercado na Província de Helmand, no Afeganistão, informaram autoridades locais.

O número de mortos pode aumentar e a agência de notícias Efe, que cita uma fonte policial, fala em ao menos 17 mortos.

A hipótese inicial divulgada pelo Ministério de Interior é de que a bomba tenha sido acionada a distância. "Provavelmente foi uma bomba de fabricação caseira, nada sugere que tenha sido um homem-bomba", afirmou uma fonte das tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que pediu anonimato.

A maioria das vítimas era agricultores reunidos em Nahr-e-Saraj para uma distribuição gratuita de sementes de vegetais, estratégia do governo britânico para persuadir a população afegã de cultivar ópio, afirmou o porta-voz do governo provincial Daoud Ahmadi.

A explosão ocorreu ainda perto de uma área onde famílias realizavam piquenique.

Uma fonte da Otan citada pela agência de notícias Reuters diz que um helicóptero militar levou os feridos ao hospital, mas alguns não resistiram aos ferimentos.

Uma investigação foi aberta, segundo comunicado da aliança. Nenhum grupo assumiu, até o momento, a autoria do ataque violento contra civis.

O chefe de Agricultura da Província, Ghulam Sahki, disse que o ataque pode ter sido realizado por traficantes de droga que querem atrapalhar o programa de distribuição de sementes.

A Otan e o governo afegão esperam que os cultivadores de ópio no sul do país, onde maior parte do ópio de todo o mundo é cultivado, adotem plantações legais. O dinheiro vindo do ópio ajuda a financiar as ações do grupo islâmico radical Taleban.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página