Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2010 - 09h26

Rebeldes separatistas curdos matam dois militares na Turquia

Publicidade

da Reportagem Local

Dois militares turcos morreram e outros dois ficaram feridos nesta quarta-feira em confrontos com militantes do grupo separatista curdo PKK, na Província de Hakkari, sudeste da Turquia.

O governo afirma, em comunicado, que um grupo de rebeldes curdos abriu fogo na noite desta terça-feira contra forças militares em uma zona montanhosa de Semdinli, uma localidade de Hakkari, na fronteira com o Iraque.

Um soldado morreu na hora. Um sargento chegou a ser levado a um hospital militar de Hakkari, mas não resistiu. Outros dois soldados continuam internados.

Os ataques por ativistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK, considerado ilegal, aumentaram nas últimas semanas com a primavera, quando grande número de soldados é enviado à região montanhosa da fronteira Turquia-Iraque para operações.

O PKK luta deste 1984 pela autonomia de 12 milhões de curdos no sudeste da Turquia. Desde então, mais de 40 mil pessoas morreram em uma guerra não declarada entres os rebeldes e as forças de segurança turcas.

Com Efe e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página