Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2010 - 16h20

Reunião de cúpula na Argentina deve eleger secretário-geral da Unasul

Publicidade

da Ansa, em Montevideu

Líderes latino-americanos se reunirão na próxima terça-feira (4) em Los Cardeales, Argentina, para eleger o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Entre os que já confirmaram presença estão os chefes de Estado do Uruguai, Brasil, Venezuela, Equador, Chile, Paraguai e Bolívia. O favorito ao cargo é o ex-presidente argentino, Néstor Kirchner.

O presidente do Uruguai, José Mujica, confirmou hoje a sua participação na Cúpula de chefes de Estado e de governo do Unasul.

O evento contará ainda com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez, o equatoriano Rafael Correa, o chileno Sebastián Piñera, o paraguaio Fernando Lugo e o boliviano Evo Morales, além da anfitriã Cristina Kirchner.

Por outro lado, segundo confirmaram ontem fontes oficiais, estarão ausentes os mandatários de Peru, Alan García, e Colômbia, Álvaro Uribe. Líderes dos outros membros do grupo, Suriname e Guiana, também não irão e decidiram enviar seus representantes.

Além de outros temas em pauta, o evento deve eleger o secretário-geral da Unasul. O nome mais cotado para o posto é o de Néstor Kirchner, ex-presidente argentino e marido da atual chefe de governo do país. Outros assuntos que devem ser discutidos são o apoio ao Chile e ao Haiti após os terremotos ocorridos naqueles países e a posição do bloco frente à atual situação de Honduras.

Após participar da reunião em Los Cardales, que fica a cerca de 70 quilômetros de Buenos Aires, os presidentes do Uruguai e do Brasil devem se reunir em Montevideu.

Antes, na segunda-feira (3), Lula vai à região da fronteira com o Paraguai, onde se encontrará com o presidente paraguaio, Fernando Lugo. Na reunião, que ocorrerá em Ponta Porã (MS), na região da fronteira, os dois deverão falar sobre questões relativas à energia e à segurança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página