Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2010 - 18h16

Espanha tem quatro aeroportos fechados por nuvem de cinzas vulcânicas

Publicidade

da France Presse, em Madri
colaboração para a Folha

Quatro aeroportos estavam fechados nesta terça-feira à tarde na Espanha devido à nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão islandês Eyjafjallajokull, que às 17h GMT (14h de Brasília) provocou o cancelamento de 1.138 voos, segundo o órgão de controle aéreo espanhol Aena.

Nuvem de cinzas causa atrasos e cancelamentos de voos no Brasil; saiba mais
Nuvem de cinza vulcânica dispersa e libera tráfego aéreo na Europa
Vulcão da Islândia prejudica tráfego aéreo europeu neste domingo
Nuvem vulcânica causa novos problemas aéreos na Europa

"A evolução da nuvem de cinzas permitiu reabrir o aeroporto de Málaga às 19h GMT (16h de Brasília)", informou a Aena em comunicado.

Às 17h GMT (14h de Brasília), o aeroporto de Sevilha (Andaluzia, sul do país) pôde ser reaberto, mas o de Fuerteventura, nas ilhas Canárias, teve de ser fechado.

No total, quatro aeroportos espanhóis continuavam fechados às 19h GMT (16h de Brasília): Fuerteventura, Palma (ilhas Canárias), Jerez e Granada (Andaluzia).

A Aena informou que até as 17h GMT (14h de Brasília) foram cancelados 1.138 voos dos 5.174 previstos.

Desde 6 de maio, o vulcão islandês voltou a emitir grandes quantidades de cinzas.

Na metade de abril, sua erupção paralisou o tráfego aéreo europeu durante cerca de uma semana. As partículas emitidas podem causar danos aos motores dos aviões, o que obriga as autoridades a restringir os voos.

Preocupação

Na Europa, as autoridades de aviação civil temem que o retorno intermitente das interrupções no tráfego aéreo causadas pela mudança dos ventos, que traz as nuvens de cinzas de volta ao continente, possa causar transtornos durante as férias de verão no hemisfério norte, em julho e agosto.

Francisco Seco/AP
Passageiros dormem enquanto aguardam voo para Helsinki, no aeroporto internacional de Portela; Europa teme caos em pleno verão
Passageiros dormem enquanto aguardam voo para Helsinki, no aeroporto internacional de Portela; Europa teme caos no verão

Neste fim de semana, as cinzas, que podem causar pane nas turbinas dos aviões, obrigaram vários países a fechar aeroportos e cancelar voos. A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) afirmou nesta segunda-feira, contudo, que a nova nuvem dispersou sobre o oceano Atlântico e liberou o tráfego aéreo na parte sul da Europa.

A nuvem de cinzas, contudo, ainda bloqueia as rotas pelo Atlântico e que conectam a Europa e a América do Norte. Segundo a Eurocontrol, todos os voos transatlânticos terão de ser desviados para circular a nuvem, o que causará atrasos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página