Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2010 - 07h54

Itália desmantela rede de tráfico de cocaína com base em convento

Publicidade

da France Presse, em Roma (Itália)

A polícia de Piacenza, perto de Milão (norte da Itália), anunciou nesta quarta-feira que desmantelou uma rede de tráfico de cocaína que tinha como sede de operações um convento. Segundo os policiais, as freiras não sabiam do tráfico de drogas e os criminosos contavam com a ajuda dos seguranças do local.

Na operação, a polícia prendeu ainda 33 narcotraficantes, incluindo membros da máfia calabresa e ao menos dez colombianos, informou o coronel Edoardo Cappellano.

Outras 80 pessoas estão sendo investigadas. Os italianos envolvidos pertencem em sua maioria à máfia da Calábria ou de Piacenza e seus arredores.

"As irmãs do convento que servia de base para os traficantes não estavam a par de nada. Um dos guardas, um colombiano, era quem permitia a entrada dos cúmplices sob o falso pretexto de peregrinações e retiros espirituais", disse Cappellano.

"Ao invés de entrar com breviários, entravam com cocaína", completou o coronel da polícia.

Um comunicado dos polícia afirma que a operação, que levou três anos de investigação, representa "um grave revés para o tráfico de cocaína nos departamentos de Piacenza, Milão, Parma, Bergamo, Brescia, Lecco, Lodi, Varese e La Spezia" --zonas prósperas do norte do país.

A droga chegava da Colômbia e transitava pelos caminhos clássicos: Espanha, Holanda, Suíça, México, Peru, Equador e República Dominicana. Da Espanha, era levada a bordo de caminhões que cruzavam a França até o norte da Itália.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página