Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2010 - 12h28

Obama é o dirigente mais simpático para ibero-americanos; Lula é 4º

Publicidade

da France Presse, em Madri

O presidente Barack Obama e o rei Juan Carlos I da Espanha são os dirigentes considerados mais simpáticos pelos cidadãos ibero-americanos, segundo pesquisa publicada neste domingo pelo jornal "El Mundo".

Obama é considerado o chefe de Estado mais simpático, seguido de Juan Carlos, da ex-presidente do Chile, Michele Bachelet, e do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o Barômetro Iberoamericano de Governabilidade 2010, do instituto Sigma Dos.

Mas, por países, o presidente Lula é o que recebe o maior grau de aprovação em seu país, com 74% dos entrevistados aprovando sua gestão, seguido do salvadorenho Mauricio Funes e do colombiano Alvaro Uribe, ambos com 71%.

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se encontra em quinto lugar, e a lista é completada pelo presidente boliviano, Evo Morales; seu colega nicaraguense Daniel Ortega; o ex-presidente cubano Fidel Castro; o venezuelano Hugo Chávez, e o atual chefe de Estado cubano, Raúl Castro.

A pesquisa foi realizada com 11.707 pessoas de 21 países em abril, e revela que os sindicatos e os partidos políticos são as instituições menos confiáveis para os entrevistados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página