Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2010 - 22h26

Número dois da Al Qaeda elogia líderes do grupo mortos no Iraque

Publicidade

da Reuters, em Dubai

O segundo líder mais importante da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahri, elogiou dois líderes do grupo mortos no Iraque, segundo uma gravação de áudio que foi ao ar no canal de televisão Al Jazeera nesta quinta-feira.

Acredita-se que Zawahri esteja escondido no território montanhoso na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Reuters - 27.nov.08
Número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, em foto de arquivo
Número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, em foto de arquivo

O líder da Al Qaeda, Abu Ayyub al Masri, e Abu Omar al Baghdadi, suposto líder do Estado Islâmico do Iraque, foram mortos em uma operação conjunta entre as forças de segurança do Iraque e as tropas norte-americanas no dia 9 de abril.

Zawahri elogiou os dois homens por "restaurarem o Jihad" [guerra santa] no país, comparando-os a líderes do antigo Islã e denunciando o governo de Bagdá e os "cruzados"do Ocidente por seus assassinatos. A televisão divulgou um pequeno trecho das gravações.

Os dois líderes da Al Qaeda foram encontrados mortos em um buraco no chão dentro de uma casa depois que ela foi cercada e invadida durante uma operação. Segundo autoridades, a ação foi liderada por forças de segurança iraquianas com apoio de tropas norte-americanas.

As mortes podem ser um empecilho para a insurgência no momento em que o Iraque emerge da violência sectária que eclodiu depois da invasão liderada pelos EUA em 2003. O país ainda está se esforçando para pôr fim às bombas suicidas e outros ataques.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página