Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2010 - 15h29

Exército da Colômbia prende 25 em laboratório de cocaína das Farc

Publicidade

da Efe, em Bogotá (Colômbia)

O Exército da Colômbia capturou nesta sexta-feira 28 pessoas, 25 delas em um laboratório de cocaína das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A prisão ocorreu em uma operação no município de Cumaribo, no Departamento (Estado) de Vichada.

A cerca de 700 quilômetros do leste de Bogotá e fronteiriço com a Venezuela, Vichada, o segundo maior Departamento da Colômbia, é uma região com grande presença de tropas das Farc, principalmente da Frente 16 da guerrilha.

Segundo o Exército, os 25 detidos no laboratório ilegal trabalhavam no cultivo da folha de coca e na manipulação de produtos químicos para o processamento da droga.

Na mesma operação, o Exército deteve duas pessoas em um veículo de transporte público que transportavam 53 quilos de pasta de base de coca oculto no painel. Uma mulher foi detida com pasta de coca colocada no corpo.

Em outra operação no mesmo município, dois supostos guerrilheiros foram mortos em enfrentamentos entre militares e membros da mesma Frente 16 das Farc. Ambos vestiam uniformes de polícia e usavam fuzis.

Uma das vítimas foi identificada como Nolver, líder de uma esquadra das Farc e encarregado da logística da Frente 16.

No Departamento vizinho de Arauca (leste), tropas do Exército detonaram um explosivo encontrado no município de Arauquita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página