Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2004 - 16h40

OEA deve anunciar resultado de auditoria na Venezuela às 19h

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), César Gaviria, chegou ao meio-dia desta sexta-feira a Caracas (capital da Venezuela) para o anúncio do resultado da auditoria realizada em 150 sessões eleitorais para confirmar os números do referendo em que o presidente Hugo Chávez saiu vitorioso.

Segundo o Centro Carter, um dos principais observadores da consulta, os resultados poderão se anunciados a partir das 18h (19h em Brasília).

A televisão venezuelana mostrou um grupo de manifestantes da oposição com cartazes em fundo branco em que se lia "fraude" em vermelho, quando Gaviria chegou ao hotel onde está hospedado.

Na última terça-feira (17), o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter afirmou que a OEA e o Centro Carter propuseram a iniciativa de auditoria ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) "para dissipar algumas preocupações da oposição".

Os líderes da oposição boicotaram a auditoria e afirmaram que não reconhecerão seus resultados. Um comunicado divulgado ontem pela CD (Coordenação Democrática), coalizão de oposição, anunciou que o processo de auditoria pretende "legitimar uma fraude".

A oposição insiste na denúncia de que o software utilizado na votação foi alterado em 25% das urnas eletrônicas, o que teria facilitado a vitória de Chávez no domingo, por 59,06% dos votos contra os 40,94% para a oposição.

Especial
  • Saiba mais sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o referendo na Venezuela
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página