Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2004 - 04h08

John Kerry promete perseguir e matar Bin Laden

Publicidade

da France Presse, em West Palm Beach (EUA)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, John Kerry, prometeu nesta sexta-feira "perseguir e destruir" o terrorista Osama bin Laden se for eleito, em uma declaração realizada logo após o líder da rede Al Qaeda ameaçar a América com novos ataques.

"Em resposta ao vídeo de Osama bin Laden, deixem-me afirmar claramente, muito claramente, que nós, americanos, estamos unidos em nossa decisão de perseguir e destruir Osama bin Laden e os terroristas", declarou Kerry, em conversa com jornalistas no aeroporto de West Palm Beach (Flórida, sudeste).

"Tenho muita confiança em minha capacidade de tornar os Estados Unidos um lugar mais seguro (...) George Bush teve a oportunidade em Tora Bora, mas não utilizou nossas forças para prender e eliminar Osama bin Laden. Ele transferiu este trabalho para os senhores da guerra", no Afeganistão, disse Kerry.

"São bárbaros. Não vou recuar diante de nada para capturar ou matar os terroristas onde quer que estejam, custe o que custar", garantiu Kerry a quatro dias da eleição presidencial nos Estados Unidos.

Em um discurso na cidade de Columbus (Ohio), Bush qualificou de "escandalosas" as declarações de Kerry sobre seu suposto fracasso na missão de capturar e eliminar Bin Laden.

"Lamentavelmente, meu adversário continua dizendo coisas que ele sabe serem falsas, acusando nossos militares de terem perdido a oportunidade de capturar Osama bin Laden em Tora Bora", em 2002.

Bin Laden acusou Bush de negligência no 11 de Setembro por demorar a reagir quando o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center, em um vídeo divulgado nesta sexta-feira pela rede de televisão árabe Al Jazira.

Leia mais
  • Al Jazira mostra suposto vídeo de Bin Laden ameaçando EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página