Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 10h46

José Dirceu será representante do Brasil no funeral de Arafat

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O governo brasileiro definiu o ministro José Dirceu (Casa Civil) como seu representante no funeral do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat. A informação é do Itamaraty.

Arafat morreu nesta madrugada em um hospital próximo a Paris (França). Seu corpo deverá ser trasladado hoje para o Cairo (Egito), cidade onde será feito seu funeral. Amanhã ou no sábado, o corpo será levado a Ramallah (Cisjordânia), sede da ANP, para ser enterrado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a estudar a possibilidade de estar presente ao funeral de Arafat, mas desistiu devido à visita oficial do presidente da China, Hu Jintao, que chega hoje ao Brasil.

O Itamaraty, que defende abertamente a criação de um Estado palestino autônomo, entendeu que não seria respeitoso desmarcar em cima da hora os encontros previstos entre Lula e Jintao, que permanece até terça-feira no país.

'Lula iria ao enterro se não fosse a visita de Estado [do presidente da China', afirmou Amorim em entrevista ao "Bom Dia, Brasil", da TV Globo. 'Em seu lugar, vamos mandar um enviado de alto nível.'

O chanceler brasileiro também afirmou ter recebido 'de maneira emocionada' a notícia da morte de Arafat. 'É um grande líder. (...) Ele chegou perto da autonomia dos palestinos', afirmou.

Além do ministro José Dirceu, também vão ao funeral o embaixador extraordinário para o Oriente Médio, Afonso Ouro Preto, os
deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Jamil Murad (PCdoB-SP) e Luiz Eduardo
Greenhalgh (PT-SP), e o senador Maguito Vilela (MDB-GO).

Leia mais
  • Em nota, Lula lamenta a morte de Arafat
  • Arafat recebe homenagem na França e no Egito antes de seu enterro
  • Líderes mundiais repercutem morte de Arafat
  • Presidente interino do governo palestino presta juramento

    Especial
  • Saiba mais sobre o líder palestino, na especial sobre Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página