Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 18h06

Sobe para 18 número de soldados dos EUA mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O comando do Exército americano divulgou um novo balanço, segundo o qual 18 soldados americanos e cinco soldados iraquianos foram mortos em combate desde o começo da operação militar em Fallujah, --bastião rebelde localizado a 50 km da capital Bagdá--, na segunda-feira (8).

As informações sobre feridos, no entanto, ainda são desencontradas. Segundo o Exército dos EUA, 69 soldados americanos e 34 membros das forças de segurança iraquianas ficaram feridos desde o começo da operação no reduto sunita.

De acordo com o Centro de Informação e Imprensa da Coalizão, o número de soldados americanos feridos chega a 178.

O general Richard Natonski, comandante da 1ª Divisão de Marines, disse que a operação na cidade está "à frente do previsto".

"Hoje nossas forças estão conduzindo operações dentro da cidade, indo casa a casa, prédio por prédio procurando armas escondidas", afirmou ele.

Natonski disse ter visitado uma casa nas vizinhanças de Jolan, no norte da cidade, onde, segundo ele, reféns teriam sido mortos por rebeldes.

Ele descreveu o local como uma pequena sala sem janelas e com apenas uma porta, onde havia dois colchões e esteiras de palha cobertas de sangue.

Alemanha

A grande operação em Fallujah tem levado também muitos soldados americanos a hospitais militares na Europa. Aviões carregando cerca de 90 soldados ensangüentados e com ossos quebrados eram esperados nesta quinta-feira no Centro Médico Regional de Landstuhl, na Alemanha, segundo a agência de notícias Associated Press.

O grande número de soldados americanos que estão sendo removidos para a Alemanha sinaliza que, pelo menos em algumas regiões de Fallujah, a resistência é muito maior do que foi declarado. Apenas os feridos graves foram levados para Landstuhl.

Insurgentes

O Exército dos Estados Unidos disse hoje que cerca de 600 insurgentes morreram desde o início da ação na cidade de Fallujah, mas admitem que a operação não vai pôr fim às ações rebeldes.

Segundo o comando americano, o total de mortes seria apenas um cálculo aproximado. O general Richard Myers, chefe do Estado-Maior, disse que entre 1.200 e 3.000 rebeldes escondiam-se na região. "Centenas e centenas de insurgentes foram mortos ou capturados", afirmou.

O número de civis feridos na cidade é desconhecido. Estima-se que a maioria dos residentes de Fallujah --que possui entre 200 mil e 300 mil habitantes-- tenha fugido antes do início da operação. Os outros mantêm-se escondidos dentro de suas casas, sem luz elétrica e escasso fornecimento de alimentos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Explosão de carro-bomba mata 17 em Bagdá
  • Rebeldes derrubam helicópteros dos EUA em Fallujah

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rebeldes em Fallujah
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página