Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2004 - 14h13

Powell e mais três membros do governo dos EUA devem anunciar demissão

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Estado americano, Colin Powell, e outros três membros do gabinete americano pediram demissão, segundo informações de funcionários do governo dos Estados Unidos, divulgadas pela agência Associated Press e a rede de TV americana CNN, nesta segunda-feira.

Além de Powell, a secretária de Agricultura Ann Veneman, o secretário de Educação Rod Paige e o secretário de Energia Spencer Abraham não devem mais fazer parte do governo do presidente americano, George W. Bush.

Na semana passada, o secretário de Justiça John Ashcroft e o secretário de Comércio Donald Evans pediram demissão.

Bush já escolheu um substituto para Ashcroft, o conselheiro Alberto Gonzales.

"Eu espero que alguns anúncios sejam feitos em breve a respeito dos membros do gabinete", disse nesta segunda-feira o secretário de imprensa Scott McClellan. "Há algumas demissões, e penso que serão quatro hoje. Mas não espero nenhum anúncio sobre novas colocações". Ele não confirmou quem são os funcionários que pediram demissão.

Powell

Powell apresentou o seu pedido de demissão na sexta-feira (12) e espera a confirmação de Bush.

O secretário é o membro com cargo mais alto a deixar o governo após a eleição presidencial americana de 2 de novembro. O militar sempre foi o representante com a visão mais moderada sobre política externa dentro da administração Bush.

A Casa Branca vai preparar o comunicado oficial do desligamento de Powell, que será anunciado ainda hoje. Segundo uma das fontes, Powell espera ficar no governo até janeiro. Ainda não está claro se ele deixa a administração Bush antes do segundo mandato do presidente, que começa em 20 de janeiro.

Especulações sobre um possível sucessor de Powell apontam o nome do republicano John Danforth, ex-senador do Missouri, e embaixador dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a rede de TV CNN, também é possível que a conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, substitua o secretário.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre o secretário de Estado americano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Colin Powell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página