Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2004 - 16h46

Lista de problemas aguarda sucessor de secretário de Estado

Publicidade

da Folha Online

O sucessor do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, vai encontrar uma lista bem longa de problemas guardados na gaveta. O presidente George W. Bush está utilizando de diplomacia para tentar suspender o programa de armas nucleares da Coréia do Norte e está pronto para oferecer garantias de que não vai usar a força.

Negociações continuam a ser conduzidas juntamente com a Coréia do Sul, Japão, Rússia e China.
No Oriente Médio, a morte de Iasser Arafat é vista como uma possível saída para o avanço dos acordos de paz entre Israel e os palestinos.

Bush também confirmou um significativo suporte para Israel e sua segurança mas evitou fornecer detalhes sobre como pretende avançar ou promover acordos entre Israel e seus vizinhos árabes.

O presidente aprovou o plano do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon de abdicar de toda a Faixa de Gaza e evacuar um lote de colônias judaicas na região ocidental.

Bush trabalhou por relações com a China. Em dezembro passado, com a visita do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao à Casa Branca, ele fez uma forte advertência a Taiwan para não tomar qualquer ação de independência que poderia resultar em perigosas tensões em Beijing.

Na Europa, Bush expandiu a aliança da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e viu o caminho para aplainar as diferenças com Alemanha e França sobre a guerra com o Iraque. Ele planeja retirar 70 mil tropas da Europa e da Coréia do Sul enquanto reconfigura a presença militar dos EUA na Alemanha.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre o secretário de Estado americano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Colin Powell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página