Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2004 - 10h43

Só família tem acesso a dossiê médico de Arafat, diz ministro francês

Publicidade

da Folha Online

O ministro do Exterior francês, Michel Barnier, disse nesta terça-feira que apenas a família do líder palestino Iasser Arafat, morto na última quinta-feira (11), terá acesso ao relatório médico que explica as causas de sua morte. Líderes palestinos também chegaram a solicitar essas informações.

"O dossiê médico de Iasser Arafat será entregue, de acordo com a lei, para quem tem o direito de saber e perguntou por isso, os membros da família", afirmou Barnier, durante uma entrevista na rádio Europe 1, da França.

"A família de Iasser Arafat tem o direito de fazer o que achar melhor [com o dossiê]", disse.

Médicos franceses não comentam a causa da morte de Arafat por conta das leis francesas e da viúva Suha, que pediu para que nenhum detalhe fosse divulgado.

Fontes que não quiseram ser identificadas, citadas pela agência de notícias Reuters, disseram que Arafat, em coma, sofreu uma hemorragia cerebral pouco antes de morrer. Entretanto, as causas não foram reveladas.

Rumores falam de câncer no estômago e até mesmo uma rara doença no sangue.

Militantes palestinos acusaram Israel de envenenar Arafat, o que foi negado por autoridades israelenses. Médicos franceses também afirmaram que essa não foi a causa da morte do líder.

"Eu ouvi de meu colega Nabil Shaath, o chanceler palestino, que a teoria do veneno não se sustentava", afirmou o ministro francês.

Com Reuters

Especial
  • Saiba mais sobre o líder palestino, na especial sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página