Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2004 - 10h29

Eleição palestina terá dez candidatos à direção da ANP

Publicidade

da Folha Online

O comitê das eleições palestinas anunciou nesta quinta-feira oficialmente que a corrida pela direção da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que perdeu seu líder Iasser Arafat no início do mês passado, terá dez candidatos. A votação deve ocorrer no dia 9 de janeiro.

A lista com os candidatos foi anunciada pelo presidente do comitê, Rami Hamdallah. Segundo ele, a campanha oficial terá início 14 dias antes da eleição e terminará 24 horas antes do início da votação.

Entre os candidatos para a eleição estão:

- Mahmoud Abbas, 69, [conhecido como Abu Mazen], atual presidente interino da ANP e considerado o nome mais cotado da para vencer eleição.

- Marwan Barghouti, 45, líder do Fatah --núcleo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)-- na Cisjordânia. Barghouti está preso em Jericó sob custódia israelense e foi condenado a cinco prisões perpétuas pela Justiça de Israel. Apesar disso, ele é considerado o "herdeiro de Arafat por grande parte dos palestinos.

- Mustafa Barghouti, 49, --médico e principal líder, na Cisjordânia, da Iniciativa Nacional Palestina (Al Mubadara al Wataniyya al Filastiniyya), grupo que sempre defendeu a realização de eleições imediatas e mais transparência na administração palestina, além da fundação de um Estado soberano.

Nesta quinta-feira, Mazen visitou o diretório de sua campanha em Gaza e prometeu seguir os passos de Arafat para a criação de um Estado palestino independente. Ele também fez críticas indiretas ao Hamas, que ontem convocou seus simpatizantes a boicotarem as eleições palestinas.

"Nosso povo deve participar e dividir todas as decisões com o futuro governo", disse Mazen. "Nós precisamos ter uma forte e capacitada autoridade para prover segurança e estabilidade ao nosso povo."

Hamdallah disse que 71% dos palestinos estão qualificados para votar, e que cerca de 1,3 milhão de pessoas já estão registradas. Segundo ele, os palestinos que participarem da eleição receberam uma marca de carimbo em uma de mãos para evitar que uma mesma pessoa vote duas vezes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba quem são os dez candidatos à direção da ANP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página