Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2004 - 10h04

Premiê da Ucrânia confirma participação em nova eleição

Publicidade

da France Presse, em Kiev

O primeiro-ministro ucraniano, Viktor Yanukovich, confirmou sua participação na nova eleição presidencial ucraniana, que terá um único turno, e está prevista para o dia 26 de dezembro. A afirmação foi feita neste sábado, durante uma conferência do premiê com a imprensa.

"Estou seguro de que a decisão da Suprema Corte constitui uma violação à Constituição ucraniana e que foi tomada por causa da pressão das ruas. Porém, não me resta outra alternativa a não ser me candidatar de novo e ganhar", disse Yanukovich.

Ontem a Suprema Corte ucraniana declarou inválido o resultado da eleição presidencial realizada em 21 de novembro, abalada por acusações de fraude em favor da vitória de Yanukovich.

Neste sábado, também, o Parlamento ucraniano reuniu-se para aprovar as leis necessárias à nova eleição.

A Justiça analisou durante cinco dias as acusações de fraude feitas pela oposição [derrotada] e por observadores internacionais que acompanharam o pleito. Yanukovich, 54, obteve 871.402 votos a mais que seu rival eleitoral, Viktor Yuschenko, 50, líder da oposição.

Manifestantes partidários de Yushchenko ocuparam as ruas da capital Kiev por duas semanas, e chegaram a bloquear entradas de prédios públicos.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números
  • Leia a cronologia dos principais fatos da eleição ucraniana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página