Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2004 - 04h24

Líder da oposição ucraniana foi envenenado, diz "Times"

Publicidade

da Folha Online

O candidato presidencial da oposição da Ucrânia, Viktor Yushchenko, teria sofrido uma tentativa de envenenamento durante a campanha eleitoral à Presidência da Ucrânia no mês de setembro. A informação foi publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico "The Times".

Os médicos da clínica Rudolfinerhaus, de Viena [Áustria], onde o líder da oposição ucraniana esteve em observação, não foram capazes de identificar qual substância deixou o rosto de Yushchenko com marcas e lesões, disse o médico Nikolai Korpan em uma entrevista para o diário londrino.

Especialistas do Reino Unido, EUA e França concluíram que Yushchenko foi vítima de um agente biológico ou de um agente químico raro, declarou Korpan.

Os médicos teriam de examinar novamente Yushchenko na clínica austríaca para confirmar o diagnóstico. Eles não têm dúvidas de que a substância foi administrada de forma deliberada, acrescentou o médico.

"Estamos seguros de que uma substância rara provocou a doença. Ele [Yushchenko] recebeu esta substância de pessoas que tinham uma finalidade muito precisa", disse Korpan.

A prova de que Yushchenko foi envenenado deliberadamente teria um efeito devastador para o seu rival, o ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovich, vencedor do segundo turno da eleição ucraniana em 21 de novembro, mas destituído por suspeita de fraudes na votação, analisa o "The Times".

Viktor Yushchenko declarou recentemente que em breve vai apresentar a prova de que seus inimigos políticos tentaram assassiná-lo. Uma porta-voz de Yushchenko disse ainda que ele não pensa em viajar para Viena, informa o jornal.

O líder da oposição da Ucrânia ficou doente em 6 de setembro e, quatro dias depois, foi internado na clínica austríaca de Rudolfinerhaus com fortes dores abdominais, lesões no rosto e nas costas. Na ocasião, os médicos não souberam explicar as razões de inflamações no fígado, pâncreas e intestinos, além da presença de úlceras no tubo digestivo de Yushchenko.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números
  • Leia a cronologia dos principais fatos da eleição ucraniana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página