Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2004 - 09h43

Médicos dizem ter diagnóstico sobre Yushchenko até domingo

Publicidade

da Folha Online

Os médicos que examinam desde a noite passada, em Viena (capital da Áustria), o líder da oposição ucraniana Viktor Yushchenko afirmam que até domingo poderão definir qual a enfermidade que atinge o político.

"Hoje ou amanhã ficará tudo claro", disse à imprensa o médico Michael Zimpfer, chefe da equipe da clínica Rudolfinerhaus. "Começamos a fazer exames ontem, inclusive de medicina nuclear", afirmou.

Gleb Garanich/Reuters
Viktor Yuschenko tem marcas de origem desconhecida no rosto
Yushchenko tem acusado autoridades ucranianas de tentar envenená-lo para ganhar as eleições presidenciais, remarcadas para 26 de dezembro. Nesta semana, os médicos da clínica comunicaram que suas três hipóteses de trabalho contemplavam o uso de algum veneno desconhecido como origem da doença de Yushchenko.

Ele ficou doente em setembro passado e foi levado para a mesma clínica. Depois de uma semana de tratamento, os traços do político se desfiguraram. Nessa época, os médicos disseram não ter conseguido identificar qual substância deixou o rosto de Yushchenko com marcas e lesões.

A prova de que Yushchenko foi envenenado deliberadamente poderia afetar seu adversário, o primeiro-ministro Viktor Yanukovich, vencedor do segundo turno de 21 de novembro, que foi anulado, depois de serem constatadas fraudes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números
  • Leia a cronologia dos principais fatos da eleição ucraniana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página