Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2004 - 20h45

Yushchenko lidera apuração de votos nas eleições da Ucrânia

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Kiev

O líder da oposição Viktor Yushchenko lidera a recontagem parcial dos votos das eleições presidenciais na Ucrânia neste domingo, segundo a Comissão Central Eleitoral.

Yushchenko tem 61,27% dos votos e Yanukovich, 35,32%, de acordo com a apuração parcial em 10,57% dos colégios eleitorais, indicou a comissão.

Com uma vantagem de entre 15 e 20 pontos percentuais, segundo diversas pesquisas de boca-de-urna, Yushchenko está derrotando seu rival neste novo segundo turno, realizado após a anulação das eleições de 21 de novembro por causa de fraudes em massa.

Nenhuma grande fraude foi observada neste domingo na eleição presidencial ucraniana, mesmo que algumas "violações da lei eleitoral" tenham acontecido, segundo a organização não-governamental Comitê dos Eleitores Ucraniano.

"De forma preliminar, podemos concluir que não houve fraudes em massa", declarou em um comunicado a organização, que mobilizou 10 mil observadores.

Entre as irregularidades relatadas, o comitê citou problemas de acesso dos observadores a várias seções eleitorais em Transcarpacia (oeste) e listas de eleitores mal feitas, em que alguns não constavam e outros estavam registrados duas vezes, nas regiões de Tcherkassy (centro), Dnipropetrovsk (Leste) e na Transcarpacia.

Um observador da ONG que relatou irregularidades a favor do primeiro-ministro Viktor Yanukovich foi agredido por um membro da comissão eleitoral de Trasncarpacia, que bateu nele e rasgou seus documentos, afirmou a ONG.

Também foram observados problemas no envio das cédulas aos eleitores nas regiões de Louhansk (Leste), Mykolaïv (sul) e Dnipropetrovsk, onde alguns eleitores receberam o papel sem apresentar seus passaportes, de acordo com a mesma fonte.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a Ucrânia
  • Veja a Ucrânia em números
  • Leia a cronologia dos principais fatos da eleição ucraniana

    Especial
  • Enquete: quem você acha que vencerá a eleição
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página