Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2004 - 10h58

Governo australiano resgata vítimas da Indonésia

Publicidade

da France Presse, em Sydney

Um avião australiano começou a retirar os sobreviventes de Banda Aceh, capital da Província indonésia de Aceh, arrasada no domingo (26) pelo maremoto causado por um terremoto de 9 graus na escala Richter. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Austrália, nesta quinta-feira.

Segundo o Ministério da Saúde da Indonésia, ao menos 52 mil pessoas morreram no país. Mais de 85 mil pessoas morreram em mais sete países asiáticos e três africanos.

A aeronave C-130 trouxe ajuda humanitária e partiu com mais de uma centena de pessoas a bordo rumo a Medan, a principal cidade de Sumatra, perto de Aceh, no norte da ilha.

Ainda nesta quinta-feira, outros aviões australianos vão resgatar mais vítimas.

O governo da Austrália, que prometeu uma ajuda de US$ 27 milhões às vitimas do maremoto, enviou também à Indonésia um navio de guerra com helicópteros e engenheiros para colaborar na reconstrução. As informações foram confirmadas pelo primeiro-ministro australiano, John Howard.

Ele também afirmou que o número de vítimas australianas é no momento de 10 mortos e 12 desaparecidos, e que não há informações sobre 5.000 australianos que estariam na região devastada pela catástrofe.

Leia mais
  • '80% dos desaparecidos devem estar mortos', diz premiê da Tailândia
  • Alerta de novo maremoto causa pânico no sul da Índia
  • Número de mortos em maremoto na Ásia chega a 88 mil

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página