Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2005 - 08h48

Cientistas registram novo terremoto no sul da Ásia

Publicidade

da France Presse, em Pequim

Um terremoto de 7 graus na escala Richter foi registrado neste sábado no mar perto da ilha de Sumatra, na Indonésia, que foi devastada no domingo (26) por um maremoto causado por outro terremoto, informou a Agência Sismológica da China.

O epicentro deste novo abalo sísmico foi localizado a cerca de 410 km do terremoto de 26 de dezembro, que atingiu 9 graus na escala Richter, e provocou um maremoto que deixou mais de 120 mil vítimas no sul da Ásia. Ainda há milhares de desaparecidos.

A região costeira de oito países asiáticos e três africanos foi atingida pelos tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira], que chegaram a uma altura de dez metros.

O observatório sismológico de Hong Kong, assim como o de Estrasburgo [França], também registraram um violento tremor, de 6,5 graus de magnitude, em frente ao litoral oeste de Sumatra, a cerca de 350 km de Banda Aceh, capital da Província de Aceh, uma das regiões mais atingidas pelo maremoto.

O sismólogo do observatório francês descartou a possibilidade de surgimento de um novo maremoto na região.

Ontem Jan Egeland, chefe do trabalho humanitário da ONU (Organização das Nações Unidas), afirmou que o número de vítimas no sul da Ásia pode chegar a 150 mil. Ele também afirmou que o número exato de vítimas nunca será conhecido.

Só na Indonésia, o número oficial de mortos é superior a 79 mil. A ministra indonésia da Saúde, Siti Fadilah Supari, afirmou ontem que esse número pode chegar a 100 mil. Isso iria elevar o número de mortos para ao menos 140 mil.

Leia mais
  • Indonésia desiste de contar número de mortos
  • Ajuda começa a chegar para sobreviventes na Ásia
  • Mãe de diplomata morta na Tailândia decide adiar retorno do corpo

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página